domingo, 23 de janeiro de 2011

Do baú: As minis promocionais no Salão de Detroit

No post anterior, falamos das mais recentes miniaturas promocionais dadas pelas montadoras nos dois últimos salões de automóveis americanos. Como o Salão de Detroit termina neste domingo, vamos aproveitar para fazer uma homenagem a este evento e também inaugurar a nossa seção “Do baú”, que abordará miniaturas do passado. Começamos falando de modelinhos promocionais (as minis “promo”) oferecidos nos anos anteriores no mais tradicional salão americano, conhecido também como NAIAS (North American International Auto Show).

A caixa que abre este artigo, por exemplo, foi uma das mais disputadas na história do Salão de Detroit. Ela foi um brinde de imprensa da Chrysler na edição de 2000 para marcar o lançamento da versão de série do PT Cruiser e a apresentação dos carros-conceito Panel Cruiser e GT Cruiser, ambos derivados do PT. A caixa, que tem o título de “PT Cruiser Collection”, é caprichada. Ela vem com minis dos três carros, produzidas pela Maisto na escala 1/39, e um livreto que é o kit de imprensa (press kit). Na sua parte de baixo é possível ver os nomes dos carros, a numeração, que revela se tratar de uma série limitada de 2.500 exemplares, e a informação de que o press kit está debaixo da base dos modelinhos. No momento da distribuição para os jornalistas o tumulto foi grande e sobraram empurrões e cotoveladas para todos os lados. Abaixo algumas fotos da caixa...

Outra miniatura promocional distribuída no Salão de Detroit de 2000 foi a do pequeno carro elétrico Think City, que a Ford estudava lançar na época. A montadora americana acabou desistindo do projeto (o que talvez não fizesse atualmente com a onda dos elétricos), mas a mini ficou. O simpático modelinho, também feito pela Maisto, na escala 1/37, foi produzido em edição limitada de 2.000 unidades. Na caixa, como no caso do PT Cruiser, há escrito o nome do salão e até o dia em que ela foi distribuída. Veja nas imagens a seguir:


Na edição de 2002, a Chrysler novamente atacou com miniaturas promocionais. Desta vez, nada menos do que quatro modelos diferentes na escala 1/64: Dodge M80, Chrysler Crossfire, Jeep Compass e Dodge Razor. Produzidas pela Racing Champions, elas representavam os quatro carros-conceito apresentados pela montadora no Salão de Detroit naquele ano. Depois, como costuma acontecer com as minis promocionais, estes modelinhos ganharam edições para comercialização, mas acondicionados em blisters, enquanto as do salão vinham em caixinhas especiais com pequenos textos que destacavam o trabalho dos estúdios de design da Chrysler. As embalagens exclusivas e de tiragem limitada costumam ser as grandes diferenças que fazem das minis “promo” tão especiais, sendo que algumas ainda apresentam cores exclusivas e até mesmo detalhes de acabamento únicos. Além, é claro, de, na maioria dos casos, serem lançadas antes das versões de comercialização. A seguir três dos modelinhos da Racing Champions (só não tem foto do Razor promocional).


No dia 4 de janeiro de 2004, durante o primeiro dia de imprensa do Salão de Detroit daquele ano, a General Motors convidou os jornalistas a, no fim do dia, deixar o centro de exposições onde acontece o evento, o Cobo Hall, e ir a Opera de Detroit para algo especial: a primeira aparição pública da sexta geração do Corvette. Lá, depois de uma apresentação grandiosa do novo Corvette, foi distribuído como brinde uma miniatura 1/18 do novo carro. Ou seja: lançada no mesmo dia do esportivo de verdade. Feita pela Hot Wheels, ela vinha em uma caixa exclusiva que tinha na base uma placa com a inscrição World Premiere (Apresentação Mundial), a data, o local e também o número da mini de acordo com a tiragem total, que foi de 2.500 unidades. Alguns destes modelinhos exclusivos, que não foram dados na Opera, foram usados depois, em julho do mesmo ano, como enfeite das mesas do almoço dos jornalistas convidados para o primeiro test drive mundial do C6, realizado também na região de Detroit. Abaixo, fotos do convite do evento de lançamento na Opera e da mini:






Também de 2004, a seguir, mostramos fotos da mini promocional da apresentação do Jeep Rescue. Feita pela Maisto, na escala 1/64, ela teve tiragem de 10.000 unidades e veio em um blister exclusivo com o nome do salão e informações sobre o veículo.



No ano seguinte, em janeiro de 2005, a Jeep deu mais uma mini 1/64, porém ainda mais especial: o Jeep Hurricane da série Superfast, da Matchbox. Foi o único modelo com blister com selo comemorativo dos 35 anos dos Superfast sem ter uma numeração, exatamente por ser um brinde promocional. Pelas informações que temos, o modelinho teve tiragem limitada de 6.500 unidades. Na parte frontal do blister, como destaque, o selo comemorativo do aniversário e a inscrição “Limited Edition”, enquanto atrás vem uma rápida descrição do carro-conceito Jeep Hurricane. Veja as fotos...



Estes modelos, além do citado no post anterior, mostram um pouco como as minis promocionais são tradição nos salões americanos, principalmente em Detroit. Praticamente todas estas miniaturas promocionais ganharam depois versões para comercialização, mas o charme e a exclusividade delas fazem a diferença.


Antes de terminar, olhando para o passado, ainda lembramos que, no mesmo Salão de Detroit, a Michelin também já distribuiu, mais de uma vez, séries especiais de miniaturas do seu boneco Bibendum (ou Bib).

Fotos: blog Miniautos Brasil.
Miniaturas: coleção Miniautos Brasil.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Rodinhas voltam aos salões de automóveis americanos


Ano novo, estamos de volta. Feliz 2011!!

Nos últimos anos, os principais salões de automóveis dos Estados Unidos sempre reservavam alguma boa surpresa para os colecionadores de miniaturas. Durante estes eventos, era comum que alguma montadora, ou mais de uma, principalmente as americanas, dessem como brinde para jornalistas, convidados e mesmo visitantes réplicas em escala reduzida de suas principais atrações. Desde o início da crise econômica mundial em 2008, porém, os salões locais estavam passando por uma “seca” de minis promocionais. Só que os dois recentes grandes eventos americanos, o Salão de Los Angeles e o Salão de Detroit, que está acontecendo nestes dias, estão mostrando que as rodinhas estão de volta.

A foto que abre o post, por exemplo, é da mini promocional do novo Chevrolet Camaro Conversível, que foi fartamente distribuída para os visitantes durante o Salão de Los Angeles, realizado de 19 a 28 de novembro de 2010. A réplica Hot Wheels, feita na escala 1/64 pela Mattel e que conta com um blister especial, onde aparece a marca do salão, teve uma dupla utilidade. Além de servir para promover o novo carro, também reforça a parceria da General Motors com a Hot Wheels na criação de uma série especial de verdade do novo Chevrolet: o Camaro Convertible Hot Wheels. Em Los Angeles, o estande da GM ainda tinha pistas para os visitantes poderem brincar com as minis que acabavam de ganhar. A seguir fotos da mini, de uma pista do estande e também do Camaro Conversível de verdade.




No Salão de Detroit, que abriu para o público no sábado, dia 15/01, e vai até o próximo domingo, dia 23/01, o Camaro Convertible Hot Wheels de verdade também está em exposição e atrai até mesmo personalidades, como vemos na foto abaixo, que mostra o Ministro da Indústria do Canadá, Tony Clement, dando um “pulinho” para fotos.

Contudo, em Detroit, se na escala 1/1 o Camaro sem teto chama a atenção, no mundo das miniaturas é a pequena Tesla que se destaca. Ela mandou a Mattel fazer uma edição especial de 1.300 unidades do seu modelo Roadster, com a marca Hot Wheels e escala 1/64. É uma variação da mini que já existe (versão 2011), verde metálica com faixas pretas, com a grande atração de ter sido o kit de imprensa da montadora no evento. Vamos explicar: em vez de fazer um material impresso, com DVDs ou pen-drives, como costuma ser comum entre as montadoras, a Tesla simplesmente colocou na exclusiva parte de trás do blister uma grande foto de seu carro e o endereço de seu site internet para que os jornalistas pudessem entrar e conseguissem ter acesso a dados e fotos sobre a presença da empresa no salão.

A mini “kit de imprensa” fez sucesso e antes do primeiro dia exclusivo para jornalistas terminar (10/01) mais da metade já tinha sido distribuída. Tanto que a equipe do marketing da Tesla passou a ser mais rigorosa no controle da distribuição para evitar que uma mesma pessoa pegasse mais de uma miniatura e faltasse para os jornalistas que visitassem o estande nos outros dias do salão. Veja abaixo a foto da mini do Tesla Roadster e do estande da montadora em Detroit.



Fotos: Divulgação e blog Miniautos Brasil.