quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Salão de São Paulo (2ª parte): Mais atrações do mundo em escala reduzida

Dando continuidade ao post anterior sobre as atrações em miniatura do Salão do Automóvel 2010, não há como ficar indiferente ao conjunto em exposição no estande da Mitsubishi (fotos da abertura do artigo e abaixo). Trata-se de uma caixa que celebra as vitórias do Pajero no Rali Dakar. São seis miniaturas na escala 1/43 dos modelos vencedores em 1985, 1992, 1997, 2001, 2003 e 2007. Uma verdadeira tentação...
Ainda no estilo off-road, quem surpreende é a Land Rover, que montou uma lojinha em seu estande e vende vários modelinhos nas escalas 1/24 e 1/18. Veja abaixo algumas das minis disponíveis.

A General Motors (GM) e a Volkswagen também estão vendendo miniaturas nas lojas de seus estandes. A variedade não é grande, mas há modelinhos interessantes. A GM aposta em veículos 1/24 e 1/18, como mostramos a seguir...
A Volkswagen exibe e vende minis 1/43, como as réplicas dos modelos Tiguan, New Beetle conversível, Passat e Passat CC Concept White. Esta última miniatura é feita pela Schuco em série limitada de 777 unidades.

Mais minis do Salão de São Paulo nos próximos posts.

Fotos: blog Miniautos Brasil.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Salão de São Paulo: Miniaturas para todos os gostos

O blog Miniautos Brasil mostrou as miniaturas dos últimos salões de Frankfurt e Paris, por isso mesmo nada mais coerente que também fazer a cobertura, revelando os modelos em escala reduzida, do principal evento automotivo da América Latina: o Salão do Automóvel de São Paulo. Estivemos no Anhembi, onde acontece a exposição, nos dias de imprensa, realizados segunda e terça (25 e 26 de outubro), para antecipar as atrações.

Neste ano que a exposição completa 50 anos de existência as minis marcam uma presença pouco comum em exposições brasileiras. É verdade que ainda estamos bem longe dos principais salões do mundo, principalmente na variedade de miniaturas disponíveis, mas quem for ao evento, que abre para o público nesta quarta-feira, dia 27 de outubro, e vai até dia 7 de novembro, vai ter uma grata surpresa. Várias montadoras estão expondo modelinhos como parte da decoração de seus estandes ou como produtos de suas lojinhas. Vale destacar que nunca houve tantas lojas de montadoras em um salão brasileiro e isso favorece a venda de miniaturas.

A partir de agora, vamos dar um geral nas miniaturas do Salão de São Paulo e, para começar, mostramos que na lojinha da Fiat é possível comprar a miniatura do novo Uno e também de outros modelos da marca, como o Linea e o 500. O novo Uno, inclusive, pode ser comprado em um kit que inclui a mini e uma camisa. Veja abaixo alguns modelos 1/43 da Fiat:


Assim como fez no Salão de Paris deste ano, a Peugeot está usando miniaturas para ajudar a contar um pouco dos seus 200 anos. Assim, modelinhos na escala 1/18 fazem uma linha de evolução da marca. Abaixo, alguns exemplos:



Pena que a Peugeot até mostra uma mini do 207 nacional (abaixo), na escala 1/43, mas não a está vendendo...


Outra marca francesa, a Renault, também exibe em suas vitrines modelinhos interessantes nas escalas 1/43 e "3 polegadas", que é algo parecido com o 1/64. Há até mini do Sandero. Veja a seguir...


Em um salão onde há vários estandes de marcas chinesas, é natural que comecem a aparecer minis de modelos do país. A Chery saiu na frente das compatriotas e exibe miniaturas 1/18 do A3 e do QQ (abaixo).

Mais minis do Salão de São Paulo nos próximos posts.
Fotos: blog Miniautos Brasil

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fotos do Novo Fiat Uno em escala reduzida

Como já tínhamos anunciado em primeira mão em maio, a Fiat do Brasil mandou desenvolver a miniatura do novo Uno. Agora, acima e em mais imagens neste post, mostramos fotos das duas versões da miniatura do novo carro nacional. A idéia inicial da montadora era de dar o modelinho como brinde para jornalistas e convidados no evento de lançamento do carro em maio, mas a mini atrasou. Agora, ela já está no Brasil para ser usada em ações da empresa.

A miniatura é produzida na escala 1/43 pela fabricante francesa Norev em duas versões: Uno (amarela) e Uno Way (vermelha). Outras cores também estão disponíveis. Elas representam com riqueza de detalhes o novo Uno de verdade, que foi desenvolvido no Brasil e é produzido na fábrica brasileira da marca em Betim.
O lançamento do modelo em escala reduzida segue a estratégia adotada nos últimos anos pela Fiat do Brasil de usar miniaturas em ações de divulgação com jornalistas e clientes potenciais de seus novos carros produzidos no país. Está estratégia foi usada no lançamento dos modelos Punto, Linea e Idea, sendo que no caso deste último o interior da miniatura segue o desenho interno do carro brasileiro, sendo diferente da miniatura vendida na Europa, que tem o interior baseado no do Idea europeu. Todas estas miniaturas foram produzidas pela Norev.
No caso do novo Uno, a miniatura é ainda mais exclusiva, já que ela representa uma réplica de um veículo existente apenas no Brasil... Ou seja: é uma novidade mundial.

No ano passado, a empresa também optou por usar miniaturas como brinde no lançamento no Brasil do carro importado Fiat 500. No caso, um modelinho produzido pela Mondo Motors também na escala 1/43.

Para terminar, uma foto do novo Uno de verdade...

Como se trata de uma novidade mundial, aproveitamos para fazer o artigo da miniatura também em inglês e francês, abaixo.


Fotos: blog Miniautos Brasil.



English: New Fiat Uno in reduced scale
Fiat of Brazil introduces the Brazilian new Uno diecast model. The model has two versions (Uno and Uno Way) and was manufactured in a 1/43 scale by Norev and depicts the new Uno in detail. The real size car was developed in Brazil and it is manufactured in the Brazilian Fiat factory in Betim.

The model launch in reduced scale is part Fiat of Brazil strategy, which has used diecast models in the last years to disseminate among journalists and potential clients its new car models manufactured in the country. This same strategy was used when the models Punto, Linea and Idea were launched. In the Idea diecast model the interior replicates the inside design of the real Brazilian car, while the one in Europe is based on the real European Idea model. Norev manufactured all these miniatures.

In the case of the new Uno’s miniature, it is even more exclusive, since it replicates a vehicle that only exists in Brazil….in other words, a novelty for the whole world.

Last year Fiat decided also to use miniatures as gifts when the imported 500 model was launched in Brazil. In that occasion the diecast model was manufactured by Mondo Motors in a 1/43 scale.


Photos: Miniautos Brasil.


Français: Nouvelle Fiat Uno à échelle réduite
Fiat du Brésil lance un inédit modèle réduit de la nouvelle Uno. Celui-ci est produit en 2 versions (Uno et Uno Way) à l’échelle de 1/43 par le fabricant Norev et reproduit avec richesse de détails la nouvelle Uno qui a été développée au Brésil et est produite à l’usine brésilienne de la marque à Betim.

Le lancement du modèle à échelle réduite se situe dans le prolongement de la stratégie adoptée ces dernières années par Fiat du Brésil, consistant à utiliser des voitures en miniature dans le cadre de ses actions de divulgation auprès de journalistes et de clients potentiels de ses véhicules produits dans ce pays. Cette stratégie a déjà été employée lors du lancement des modèles Punto, Linea et Idea. Le modèle réduit de ce dernier reproduit le design de l’intérieur de la voiture brésilienne, contrairement à celui vendu en Europe, dont l’intérieur est basé sur celui de l´Idea européenne. Toutes ces voitures miniatures ont été produites par Norev.

Dans le cas de la nouvelle Uno, le modèle réduit est encore plus exclusif, car il reproduit un véhicule qui n’existe qu’au Brésil. Autrement dit, c’est une nouveauté mondiale.

L’année dernière, l’entreprise avait déjà offert aussi au Brésil des modèles réduits à l’occasion du lancement du modèle importé Fiat 500. C’était une voiture miniature produite par Mondo Motors, également à l’échelle de 1/43.

domingo, 17 de outubro de 2010

Salão de Paris: Lá como cá

Paris – No salão francês, que terminou hoje, montadoras como Fiat, Smart e Hyundai até apresentaram novidades reais, mas no mundo em miniatura parecia que estávamos no Brasil. As minis expostas representavam carros que são destaques de algumas marcas no mercado nacional. No estande da Fiat, por exemplo, o engraçadinho 500 dominou as vitrines nas escalas 1/43 e 1/18. Veja abaixo:

No espaço da Hyundai foram réplicas reduzidas do i30 nas escalas 1/24 e 1/38 que chamaram a atenção...

No mundo real, a Kia mostrou um sedã novo, o Optima, mas entre as miniaturas, o que mereceu destaque foi o Soul, em diferentes escalas, como pode ser visto a seguir.

Já na Smart, que apresentou um scooter e uma bicicleta, o modelo Fortwo continua absoluto no mundo em miniatura. Além de estar presente nas vitrines, o carrinho apareceu até em um diorama móvel.

Mesmo com o fim do Salão do Automóvel de Paris ainda vamos mostrar nos próximos posts mais algumas das miniaturas que se destacaram no evento. Aguarde...

Fotos: blog Miniautos Brasil.

Salão de Paris: As minis da Mini

Paris - A Mini apresenta no Salão de Paris, que termina hoje, dois veículos bem diferentes: um é o Mini WRC, um radical carro de rali que participará do Campeonato Mundial em 2011, o outro é um scooter elétrico, o Mini Scooter E Concept. Nenhum destes modelos foi apresentado em miniatura, mas o estande é repleto de réplicas em escala reduzida dos modelos já conhecidos da marca exibidas em vitrines e na lojinha. O destaque fica por conta da miniatura 1/43 do carro-conceito Coupé Concept, que é vendida na lojinha do estande. Veja abaixo:
A seguir algumas miniaturas dos modelos da Mini exibidas no estande em diferentes escalas: 1/18, 1/43 e 1/87.

Para terminar, fotos das atrações de verdade da marca: o Mini WRC e o Mini Scooter E Concept.

Mais novidades do Salão do Automóvel de Paris 2010 nos próximos posts.

Fotos: blog Miniautos Brasil.


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Salão de Paris: A mini linha do tempo da BMW

O estande da BMW costuma ser uma atração em qualquer salão e no evento francês não é diferente. Há carros para todos os gostos, inclusive, é claro, em miniatura. A marca alemã usa modelinhos 1/18 para criar em vitrines horizontais uma linha do tempo representando veículos que ela considera exemplos de eficiência dinâmica em sua história. Vamos ver um pouco desta retrospectiva em miniatura a seguir... Primeiro os mais antigos desta exposição. Da esquerda para a direita, réplicas de um 328 Roadster (1937), de um 328 Le Mans (1938) e de um 328 Mille Miglia (1940).

Agora um grupo que inclui minis de modelos dos anos 1950 e início de 1960: 600, 3200 CS, 507, Isetta 250 e 502.

Mais recentes, na foto, da direita para a esquerda, os modelos: 320d (2004), 320si WTCC (2006), 118d (2004), Série 7 Hydrogen (2006), Z8 (1999) e 3.0 CSL (1971).
Para fechar a saga, três veículos atuais. Da esquerda para a direita, os modelos: X1 sDrive 18d (2009), 520d (2010) e X3 xDrive 20d (2010).


Terminamos o post com a foto de um modelo real que ainda não existe em miniatura, mas que merece ser reduzido em breve: o carro-conceito Concept Série 6 Coupé, a grande atração da BMW no Salão de Paris.

Continue vendo as novidades do Salão do Automóvel de Paris 2010 nos próximos posts.

Fotos: blog Miniautos Brasil.

Salão de Paris: Mitsubishi em escala reduzida

Paris - No Brasil não é fácil encontrar miniaturas de carros de passeio da japonesa Mitsubishi, por isso o estande da montadora no Salão de Paris é um sonho para alguns colecionadores. Não há uma enxurrada de modelinhos, mesmo assim os que são exibidos, todos na escala 1/43, já fazem a alegria de quem gosta da marca. O destaque em tamanho natural e em escala reduzida é o pequeno elétrico iMiev, a grande bandeira ecológica mundial da Mitsubishi. A seguir imagens do carro e de suas minis expostas no evento.

Além do iMiev, também é possível ver outras miniaturas nas vitrines do estande, como as do Lancer, do Lancer Evo e do Colt. Veja nas fotos abaixo na seqüência.

Continue vendo as novidades do Salão do Automóvel de Paris 2010 no Miniautos Brasil.

Fotos: blog Miniautos Brasil.