Na 2ª Convenção Nacional de Colecionadores de Hot Wheels, no shopping Eldorado, em São Paulo (SP), o domingo começou com a Mattel comemorando o resultado do primeiro dia da exposição. Segundo a empresa, apenas no sábado, dia 18 de julho, foram mais de 10 mil visitas ao local do evento, que tinha roletas com contador na entrada. Quem expôs no sábado disse que no fim da tarde lotou...
Hoje, domingo, a exposição teve início às 13:00h, mais tarde que no sábado, mas também ficou muito cheio. Muita gente ficou no shopping desde a palestra de Larry Wood (ver posts anteriores).
Foto: a convenção antes de abrir no domingo.
Foto: a convenção hoje, já com as portas abertas.
Como já tinha sido anunciado, duas atrações em escala real (1/1) chamavam a atenção: o Fiat Punto Hot Wheels, automóvel tunado no ano passado inspirado nos HW, e o carro de Stock Car (na verdade uma bolha para exibição, não o modelo de corrida) com carroceria inspirada no Peugeot 307 Sedan que leva o patrocínio da Hot Wheels e é conduzido pelo consagrado piloto Chico Serra.
Outras atrações foram a área para a venda da miniatura feita exclusivamente para a convenção brasileira e o local para autógrafos e fotos com Chico Serra e com Larry Wood. Muita gente ficou na fila para pegar a assinatura de Chico, mas nos momentos dedicados ao mago Larry Wood as filas eram enormes, mas ninguém reclamava. Todo mundo esperava com calma a oportunidade de pegar autógrafos de Larry. Ele sempre muito simpático e atencioso com todos, mesmo para quem pedia assinaturas em meia dúzia de miniaturas, livro, camisa e, ainda, um tempinho para tirar uma foto. Tudo funcionou bem.

Claro que em uma exposição tem que ter expositores e o pessoal que levou suas minis estava bem animado. No sábado, teve gente que tentou aproveitar para vender miniaturas, mas o shopping reclamou com a Mattel e colocou gente vigiando. Pelo acordo entre a empresa e o Eldorado a única mini que poderia ser vendida no local era a exclusiva do evento, para não concorrer com as lojas, que pagam aluguel exatamente para ter direito de comercializar produtos no shopping. No domingo, o comércio no local foi controlado.
Nos espaços dedicados aos expositores muita gente mostrou modelos bons, mas também teve muita coisa normal. Uma exposição democrática merece ter espaço para todos, só não precisava ter tanto espaço assim para modelos comuns. Tem muito colecionador com raridades que mereciam ser mostradas (é preciso saber se eles quiseram levá-las ou não).
Interessante a quantidade de gente mostrando miniaturas personalizadas. Trabalhos de qualidade, como as minis da Muttley Custom e da Studio 49 Custom. Pena que o tamanho continental de nosso país impede a presença de bons "artistas" de outros estados, como o Fábio Torres, do Rio.

A mobilização dos clubes também foi um ponto positivo da convenção, com gente de clubes como o Clube Hot Wheels Brasil, o Clube para Colecionadores de Veículos em Miniaturas (CPCVM) e a Associação dos Colecionadores de Miniaturas (ACMinis), entre outros.
Mas em vez de relatarmos o evento, vamos deixar as fotos mostrarem um pouco da exposição...








Para a próxima edição, que esperamos ser em 2010, como sugestão, a organização poderia tentar padronizar os expositores dos colecionadores, para evitar que do lado de um balcão com bons expositores em forma de degrau ou com a clássica caixa expositora ficasse um balcão com miniaturas colocadas diretamente sobre a toalha ou até mesmo sobre caixas.
Contudo, é importante terminar o post comemorando a realização da convenção, o esforço dos expositores e o trabalho da Mattel do Brasil, que avançou muito em termos de organização em relação a primeira convenção. Nem precisamos lembrar da presença de Larry Wood e da realização de uma miniatura exclusiva....
Que venha a 3ª Convenção Nacional e que outros estados ganhem eventos apoiados pela Mattel!