domingo, 30 de junho de 2013

Salão de Buenos Aires 2013: As minis no evento argentino

Buenos Aires - Ficamos um tempo de marcha lenta, mas o blog Miniautos Brasil volta a acelerar. E retornamos em grande estilo, direto do 6° Salão do Automóvel de Buenos Aires, que está acontecendo na capital da Argentina até hoje, dia 30 de junho. Como nosso foco são as miniaturas, a notícia não é muito boa. Está bem mais fraco do que a edição anterior, realizada em 2011. Isso é resultado da política de protecionismo do governo argentino, que dificulta ou proíbe a importação de vários produtos, inclusive de modelos em escala reduzida.

Assim, não há muitas opções de miniaturas para ver ou comprar. Algumas situações chegam a ser inusitadas. Por exemplo, as únicas miniaturas da loja da Ferrari são...as da coleção da Shell, já vendidas aqui nos nada glamorosos postos de gasolina. A Scania vende o mesmo caminhão 1/64 do salão anterior. A Peugeot e a Citroën contam com lojinhas em seus estandes, mas as miniaturas disponíveis, da Norev, são apenas para enfeitar as vitrines.





Só mesmo uma coisa dá inveja: o salão disponibiliza um espaço para a exposição de miniaturas da Associação de Colecionadores de Automodelos da República Argentina ("Asociación de Coleccionistas de Automodelos de la República Argentina"), ou, simplesmente, Acamra. Como aconteceu em 2011, os membros da associação expõem belas miniaturas das mais diferentes escalas. São modelos industriais e também artesanais, como exclusivas réplicas de veículos argentinos. Abaixo algumas fotos...






Ainda no estande da Acamra, duas belezas artesanais na escala 1/10. Na ordem: Renault 1911 e Wolseley 1908...



Já que estamos em um salão de automóveis, a seguir mostramos alguns dos carros reais em destaque no evento, inclusive alguns antigos.

- Antigos: Auburn Boattil Speedster 1928, Bugatti Type 57 1939,...

- Réplica da carretera Chevrolet 1939 usada por Juan Manuel Fangio

- Bucci Special

- Citroën C4 Lounge

- Citroën DS3 Cabrio

- Ford Novo Focus

- Honda EV-Ster

- Peugeot Novo RCZ

- Renault Novo Logan

Fotos: Miniautos Brasil.