quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Minis da convenção HW serão vendidas pelo Red Line Club Brasil

A Mattel do Brasil confirmou que vai disponibilizar pelo site do Red Line Club Brasil as unidades que sobraram das miniaturas desenvolvidas exclusivamente para a 3ª Convenção Nacional Hot Wheels (cobertura completa nos posts anteriores). Para o evento, realizado em Porto Alegre (RS), no sábado passado, dia 14 de agosto, a Mattel criou versões especiais dos modelos Deco Delivery, Drag Bus e Volkswagen Fastback. Veja foto das três minis na abertura deste post.

As miniaturas têm pintura com motivos em verde e amarelo (a Deco tem uma mistura maior de cores na carroceria) e vêm em um blister com desenho totalmente exclusivo e informações em português e inglês, inclusive o nome da convenção: “Hot Wheels Brazil Collector Convention”. A Drag Bus foi feita em tiragem de 5.000 exemplares, enquanto as outras duas minis foram produzidas em edição de 3.000 unidades, cada.

Para ter acesso ao site do Red Line Club Brasil é preciso se inscrever. Mais informações:
http://www.colecionadoreshw.com.br/rlc_Default.aspx

Foto: blog Miniautos Brasil.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Duas vezes exclusiva

Na sexta-feira passada, dia 13 de agosto, durante o Concorso Italiano, um dos eventos paralelos do mais requintado encontro de carros antigos do mundo, o Concours d´Elegance de Pebble Beach, nos Estados Unidos, um exclusivo superespotivo moderno chamou a atenção: a Ferrari SP1. O carro, que foi exibido pela primeira vez em solo americano, é um veículo único produzido pela própria Ferrari em 2008 tendo como base a F430 e com desenho feito por Leonardo Fioravanti. Ele é resultado do exclusivo programa de personalização da marca italiana, o Portfolio, e pertence ao japonês Junichiro Hiramatsu. Para um esportivo exclusivo, nada melhor que uma miniatura exclusiva...

A italiana BBR desenvolveu a réplica 1/18 da SP1 (foto de abertura do post) com requinte de detalhes. Até mesmo a base que segura a mini é especial: tem revestimento em couro. Além disso, ela é produzida em tiragem limitada de apenas 200 unidades. Tal como o modelo real, uma peça de sonho.


Foto: Divulgação.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

3ª Convenção Nacional Hot Wheels: Balanço final

Desde sábado, publicamos vários posts com a cobertura completa da 3ª Convenção Nacional Hot Wheels, realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no sábado, dia 14 de agosto. Para concluir, um rápido balanço final do evento. Com todas as mesas de exibição ocupadas e, apesar do frio, um bom público, o evento foi bem melhor do que os dos anos anteriores. Claro que tem gente defendendo até hoje que ele deveria ter sido em um estado mais central do país ou que a convenção poderia ter durado dois dias. Enfim, não dá para agradar todo mundo...

O importante é que a qualidade e a diversidade das miniaturas expostas foram muito interessantes tanto para os colecionadores quanto para o público comum que foi ver a “exposição de carrinhos”. O espaço era até grande demais para a convenção, mas melhor sobrar do que faltar. Assim, deu para montar uma área exclusiva para os membros do Red Line Club Brasil, onde eles tiveram direito a uma sessão exclusiva de autógrafos com Phil Riehlman, e outro para receber a imprensa que cobriu o evento. A lojinha vendeu não apenas os modelos exclusivos, mas outras séries da Hot Wheels, e as trocas e vendas de miniaturas entre os colecionadores foram realizadas sem problemas. Sem falar do principal: três miniaturas com decorações exclusivas em blisters totalmente feitos para a convenção brasileira. Em resumo: sempre dá para melhorar, mas, com certeza foi uma bela convenção.

Agora, resta esperar a convenção de 2011 e torcer para ser ainda melhor. A Mattel ainda não definiu onde ela será, mas não descarta qualquer cidade. “A idéia é incentivar o hobby em diferentes locais do país”, afirma Thais Souza Nicolau, gerente de Hot Wheels da Mattel do Brasil. Como aconteceu até agora, o certo, segundo a Mattel do Brasil, é que haverá apenas uma convenção no próximo ano. “Por enquanto, vamos fazer uma por ano para concentrarmos nossos esforços e realizar um grande evento”, explica Thais Souza Nicolau.

Então, até 2011!

Fotos: blog Miniautos Brasil.


3ª Convenção Nacional Hot Wheels: Miniautos Brasil entrevista Phil Riehlman

Para a 3ª Convenção Nacional Hot Wheels, a Mattel do Brasil trouxe um nome de peso da empresa, o designer americano Phil Riehlman. Apaixonado por carros, tanto que se formou em design pensando em atuar no setor automotivo, ele começou a trabalhar na Mattel há cerca de dezoito anos. Inicialmente, participou de projetos de modelos especiais, como a linha Attack Pack, e no desenho de pistas de corrida. Também trabalhou com Bruce Baur nos projetos do Silhouette II e do Twin Mill II. Após desenvolver outros trabalhos na empresa, foi transferido definitivamente para a divisão Hot Wheels. E Phil começou em grande estilo. Ele é o “pai” da Drag Bus, lançada em 1996. Depois dela, a lista de projetos que se transformaram em carrinhos foi sendo ampliada rapidamente e conta com modelos como: ’56 Ford Truck, ’70 Chevelle SS, Surfin’ School Bus, La Troca, ’69 Pontiac GTO, Karmann Ghia, ’69 Corvette, 2010 Ford Mustang GT, ’70 AAR Barracuda, entre outros.

Extremamente simpático, Phil foi muito atencioso com os fãs durante a “Hot Wheels Brazil Collector Convention 2010” e participou com muita paciência de várias sessões de autógrafos, onde assinou carrinhos, blusas, livros, entre outros, e tirou inúmeras fotos com os colecionadores, sempre com um sorriso no rosto. Ele também trouxe para o país alguns modelinhos de sua coleção, entre eles a primeira Drag Bus, que mostramos na foto abaixo ao lado da Drag Bus exclusiva da convenção brasileira.

A seguir, Phil com as minis Drag Bus e VW Fastback exclusivas da convenção brasileira.

No evento em Porto Alegre, Miniautos Brasil entrevistou Phil Riehlman e transcrevemos abaixo alguns momentos deste bate-papo:

- Miniautos Brasil (MB): Como você busca inspiração para criar as miniaturas?
- Phil Riehlman (PR): Presto atenção nas ruas, vejo as revistas de automóveis, tudo que está em volta no dia-a-dia ajuda.

- MB: Qual a sua miniatura favorita?
- PR: A próxima. Gosto do processo de criação, por isso sempre gosto mais da miniatura que estou criando no momento.

- MB: O Brasil se tornou um grande mercado para os Hot Wheels, com isso, além do SP2, podemos esperar mais modelos baseados em carros nacionais?
- PR: Com certeza. Estamos avaliando algumas possibilidades, o Brasil tem muito potencial.

- MB: Além de modelos de marcas alemãs e inglesas, porque a Hot Wheels não faz mais miniaturas de carros de outras empresas européias, como as marcas francesas e italianas (sem contar a Ferrari, já bem aproveitada)?
- PR: É uma questão de fazer o que as pessoas mais desejam. Não podemos fazer tudo, nem dar prioridade apenas aos nossos gostos pessoais. Por exemplo, gosto de carros de algumas marcas franceses antigas, mas eles não são a preferência da maioria.

- MB: O que faz a Hot Wheels manter o sucesso por tanto tempo?
- PR: A combinação do talento das equipes e o trabalho.

- MB: Com a proliferação dos produtos eletrônicos, como os videogames, o iPhone, o iPod, etc, qual será o futuro das miniaturas?
- PR: Os produtos eletrônicos impactam a indústria, mas os brinquedos tradicionais sempre terão seu espaço. Nós também estamos atentos aos eletrônicos e temos desenvolvido produtos para este mercado.



Para fechar este post, abaixo duas minis autografadas por Phil Riehlman durante a Convenção Nacional Hot Wheels de 2010: o '66 Chevy Nova, da série Phil’s Garage, e a Drag Bus exclusiva do evento.


Fotos: blog Miniautos Brasil.

domingo, 15 de agosto de 2010

3ª Convenção Nacional Hot Wheels: Os transformers da Venezuela

Um colecionador e artista das miniaturas se destacou na convenção 2010: Guillermo Briceño (foto abaixo). O venezuelano saiu da Ilha Margarita, em sua terra natal, onde mora, para participar da 3ª Convenção Nacional Hot Wheels e encantou a todos com seus robôs criados a partir de minis de carros e motos Hot Wheels. Trata-se de uma forma original de customização que cria bonecos do tipo “transformers”, como é possível conferir nas fotos deste artigo. Alguns deles chegam a ter controle para mexer a boca!!!!
“Dependendo do modelo, demoro de algumas horas a três semanas para terminar o trabalho”, contou Briceño para o Miniautos Brasil. Um detalhe extra: ele casou na semana passada, mas deixou a esposa em casa para vir ao Brasil participar do evento Hot Wheels.

Fotos: blog Miniautos Brasil.

3ª Convenção Nacional Hot Wheels: Os modelos dos clubes


Como no post anterior falamos dos modelos customizados, neste vamos mostrar algumas minis feitas pelos clubes de colecionadores do país e que foram exibidas na convenção 2010, como o protótipo da futura Drag Bus do Clube Hot Wheels Brasil, que aparece na foto acima.

O Clube Hot Wheels Brasil (CHWB) levou para Porto Alegre os protótipos de suas três próximas miniaturas especiais: Drag Bus, Drag Truck e Plymouth GTX Drag Strip, que podem ser vistos na foto abaixo.
Foram exibidos ainda antigos modelos do CHWB, a seguir...

O Clube 171 de Colecionadores também levou várias de suas criativas miniaturas exclusivas para a convenção. Abaixo algumas delas...

Fotos: blog Miniautos Brasil.


3ª Convenção Nacional Hot Wheels: Criatividade brasileira

A 3ª Convenção Nacional Hot Wheels reforçou uma tendência que vem ganhando força no Brasil: a customização de miniaturas. Vários modelos personalizados foram apresentados, comprovando que a quantidade e a qualidade dos trabalhos estão em rápido crescimento, como podemos comprovar no detalhe do diorama feito por Guybor Kun que aparece na foto que abre este post. Vamos mostrar alguns dos modelinhos customizados que chamaram a atenção no evento realizado pela Mattel do Brasil em Porto Alegre.

Começamos por algumas “obras” de Guybor.

A seguir os modelos criados por Fábio Fonseca Magalhães, o 49. A picape vermelha chega ao ponto de ter o teto rebaixado em 1 milímetro.

Na foto abaixo, o exemplo da transformação realizada por Yuri Ranzani. À direita, a mini original, e, à esquerda, a nova “criatura”.
Para fechar, alguns trabalhos de Itamar Soares (I.S. Customs), inclusive o novíssimo Ford 49.

Fotos: blog Miniautos Brasil.

3ª Convenção Nacional Hot Wheels: Diversidade em exposição


Com todas as mesas tomadas por colecionadores de vários estados do Brasil, e até da Venezuela, a diversidade de modelos expostos foi um ponto alto da 3ª Convenção Nacional Hot Wheels. A variedade de carrinhos que os visitantes puderam ver foi muito superior a do evento de 2009.

Para não perder muito tempo “falando” dos modelinhos, vamos fazer melhor e mostrar algumas das peças de produção oficial (vamos abordar as customizadas em outro post) que chamaram a atenção. Para começar, nossa mini favorita foi a réplica da fantástica limusine FAB1, da antiga série de filmes Thunderbirds, em seu blister japonês. Veja abaixo:

Com a presença do pai da Drag Bus na convenção, Phil Riehlman, era natural que muitos modelos desta Kombi nervosa fossem exibidos, como vemos a seguir.

Como sempre, as Ferraris também tiverem seu espaço...
... e os Fuscas também (abaixo)

Modelos de convenções americanas e até do Japão chamaram a atenção dos colecionadores (fotos abaixo)

As coleções temáticas em homenagem aos feriados nos Estados Unidos mostraram a diversidade do evento. Vale conferir...

Na linha de modelos de datas especiais, dava para ver até o Tesla Roadster lançado este ano no blister Earth Day (Dia da Terra).

Também deste ano, exemplos da recém-lançada, nos Estados Unidos, série em homenagem ao desenho Toy Story 3 fizeram a alegria da criançada...

Para o pessoal mais antigo, o set do filme de Elvis Presley causou saudosismo.

Da linha de modelos mais antigos, o set Racing Series I, de 1998, foi um dos destaques. Veja abaixo.

E até os Hot Wheels diminutos 1/87 tiveram vez, como mostramos a seguir.


Fotos: blog Miniautos Brasil.

3ª Convenção Nacional Hot Wheels: As minis exclusivas


Na festa das miniaturas, é natural que os modelinhos tenham sido a grande atração da 3ª Convenção Nacional Hot Wheels, realizada em Porto Alegre, ontem, dia 14 de agosto (ver post anterior). No caso da edição deste ano, foram três atrações. Muitos colecionadores já sabiam que a Mattel do Brasil iria levar duas minis exclusivas para o evento, mas a empresa surpreendeu e preparou três modelos para o Brasil. A novidade surpresa foi a mini Deco Delivery.

O modelo formou o trio especial da convenção brasileira com os Volkswagen Drag Bus e Fastback. Todas com pintura com motivos em verde e amarelo (a Deco tem uma mistura maior de cores). A Drag Bus é a única com a inscrição “Brazil Convention 2010”. As outras têm na carroceria apenas “Brazil”. Os modelos vêm em um blister que tem desenho totalmente exclusivo e informações em português e inglês, inclusive o nome da convenção: “Hot Wheels Brazil Collector Convention”. Uma grande evolução em relação aos anos anteriores. Elas foram vendidas a R$ 29,99, cada, na lojinha montada no evento.

Se a Drag Bus virou o xodó da maioria dos visitantes, os modelos Deco Delivery e Fastback são mais raros. Isso porque a Drag Bus da convenção teve tiragem de 5.000 exemplares, enquanto as outras duas minis foram produzidas em edição de 3.000 unidades cada. Se compararmos com a mini da convenção do ano passado, o modelinho A-OK, todas as peças de 2010 são mais exclusivas, já que o carro do evento de 2009 teve tiragem de 7.000 exemplares.


O duro foi olhar para as prateleiras cheias destes modelinhos e só poder comprar, no máximo, dois exemplares de cada. A Mattel do Brasil limitou as vendas das minis exclusivas para dar mais oportunidade a todos e tentar evitar a especulação. Claro que alguns conseguiram burlar o controle e comprar mais unidades. Provavelmente, são estes “exemplares extras” que aparecerão nos sites de leilão na internet.

Fotos: blog Miniautos Brasil.