sexta-feira, 30 de julho de 2010

Especial 1 Ano: As miniaturas no Museu da Porsche (2ª parte)

Demorou, mas vamos concluir o artigo especial sobre as miniaturas no Museu da Porsche, que celebra o primeiro ano de existência do blog Miniautos Brasil. No post anterior falamos das minis em exposição na área de exibição, agora vamos mostrar alguns dos modelos reduzidos que estão na lojinha do museu. Ou seja: são miniaturas que podem ser compradas pelos visitantes.

Começamos por uma preciosidade histórica: a mini do Lohner-Porsche Mixte, de 1901, nada menos do que o primeiro carro híbrido de produção do mundo, unindo motores a gasolina e elétrico em um veículo. O carro de verdade foi criado por Ferdinand Porsche para a Lohner Imperial com motores elétricos nas rodas dianteiras. O modelo reduzido, na escala 1/43, é produzido para o Museu da Porsche e está disponível em duas opções de cores, azul ou vermelho, como pode ser visto na foto a seguir.

Não dá para falar de Porsche sem falar do mais famoso “filho” de Ferdinand, o Volkswagen Sedan, mais conhecido no Brasil como Fusca. Entre as minis disponíveis na loja do museu, destacamos o modelinho 1/43, da Premium ClassiXXs, que representa um dos protótipos que deram origem ao Fusca original, o V3, de 1936. Foto abaixo.

Para quem gosta de miniaturas realmente pequenas, abaixo, alguns modelos 1/87 da marca Bub, entre carros da Porsche, há também um Auto Union de recorde e uma Kombi, da VW, dentro da caixa.

A Porsche é uma lenda das pistas e, por isso mesmo, existe uma infinidade de miniaturas dos modelos de competição da marca, como as 1/43 da foto abaixo.

Pela própria história marcante nas competições automobilísticas, a Porsche sempre precisou de veículos de apoio para seus bólidos, como ônibus e vans das equipes. A seguir uma série réplicas 1/43 de ônibus e Kombis que foram usados como suporte aos carros de corrida da marca alemã.

Também veículos de suporte, as minis 1/43 de caminhões, abaixo, são verdadeiras jóias que retratam a história da marca. Feitas pela Premium ClassiXXs, elas representam um Mercedes L3500 (esquerda) e um Opel Blitz de 1,75 ton.

Como é tradição do Miniautos Brasil, sempre há espaço para os carros de verdade em nossos posts. Assim, vamos fechar este artigo comemorativo com fotos de mais três veículos que podem ser vistos no Museu da Porsche. Primeiro um modelo que mostra toda a versatilidade de Ferdinand Porsche, um caminhão de bombeiro desenvolvido por ele em 1912 quando trabalhava na Austro-Daimler.

Agora, o trator Porsche Standard 218, de 1959, que existe também em miniatura...

Para terminar, abaixo, um trio de jovens: um Cayman S (preto), um jipão Cayenne GTS e um 911 Carrera, de 2008.

Fotos: blog Miniautos Brasil.

domingo, 18 de julho de 2010

Precisa reduzir o elefante

Na publicidade da sua nova picape média, a Amarok, a Volkswagen colocou um elefante como “parceiro” para ressaltar a robustez e a força do modelo. Agora, para manter a dupla no mundo das miniaturas, temos de começar a pensar em reduzir o paquiderme, já que as primeiras minis da Amarok estão sendo lançadas.
A alemã Minichamps foi a primeira a fazer a versão em escala reduzida da picape da Volkswagen (fotos acima). O modelinho foi feito na escala 1/43, em edição limitada de 750 unidades, e com santantônio removível. A picape ficou ainda menor na versão da também alemã Siku. A empresa reduziu a Amarok para a escala 1/64, como pode ser visto na foto abaixo.
Como a Volkswagen é alemã, mesmo que a Amarok tenha nacionalidade argentina, não é de se estranhar que o outro fabricante de miniaturas que encolheu a picape também seja germânico: a Wiking. Dentro de sua especialidade, a empresa fez uma miniatura na escala 1/87 (foto a seguir).
Com certeza, outras réplicas da Amarok vão surgir, afinal muita gente deve estar com vontade de levar o robusto veículo para casa e, como nem sempre dá para comprar o modelo real, a miniatura pode ser uma agradável solução. Para fechar o post, abaixo uma foto da picape de verdade.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

3ª Convenção Nacional Hot Wheels: Mais informações

A Mattel começa a dar mais informações sobre a 3ª Convenção Nacional Hot Wheels, que acontecerá no dia 14 de agosto em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Além de contar com modelinhos exclusivos para comemorar o evento, a convenção brasileira deste ano terá a presença do designer Phil Riehlman, um dos grandes nomes da criação de miniaturas HW.
Mais informações no site oficial da Hot Wheels no Brasil: www.colecionadoreshw.com.br