quarta-feira, 30 de junho de 2010

Especial 1 Ano: As miniaturas no Museu da Porsche (1ª parte)

O blog Miniautos Brasil está completando um ano de existência e, para comemorar, fomos ao Museu da Porsche, em Stuttgart, na Alemanha, para fazer uma cobertura das miniaturas que podem ser vistas entre os carrões que estão em exposição. A visita ao museu será dividida em dois posts. Segue agora o primeiro com o que há de modelos em escala reduzida dentro da área de exibição. Como de costume, claro que também damos espaço para os carros de verdade, afinal, eles são o princípio de tudo...

O moderno Museu da Porsche, que foi inaugurado no início de 2009, é um paraíso para os amantes dos carros da marca. Na verdade, ele retrata mesmo o período anterior ao surgimento da empresa. Mostra o caminho seguido pelo gênio Ferdinand Porsche até criar a marca com seu sobrenome, com isso é possível ver em exposição carros criados por ele para a Austro-Daimler, a Mercedes, a Cisitalia e, é claro, o Fusca, da Volkswagen. Alguns exemplos na foto da primeira grande parte da exposição, logo abaixo.



A riqueza de carros expostos é de tirar o fôlego, mas a Porsche não usa muito o recurso de expor miniaturas para ajudar a contar sua história. Contudo, quando uso, faz bem... Elas aparecem, basicamente, em dois momentos. O primeiro é na vitrine que enaltece o design da silhueta como uma das fortes características da Porsche, tanto a família quanto a marca. Assim, três modelos em escala reduzida (foto abaixo) mostram a evolução, e consistência, do design da empresa representando o estilo de Ferdinand Porsche, de seu filho Ferry Porsche e de seu neto Ferdinand Alexander.

Depois, para a alegria de todos nós, uma grande vitrine mostra, por meio de miniaturas de ferro, lata e plástico, entre outros, alguns dos mais marcantes veículos da Porsche. Veja a seguir alguns dos carrinhos expostos.








Para terminar este primeiro post, um breve exemplo da diversidade de carros, de verdade, exibidos no Museu da Porsche. No total, são mais de 80 em exibição!


Foto: 356 roadster, de 1948, o primeiro modelo com a marca Porsche.

Foto: O 911 Carrera RSR, de 1973, é uma lenda das pistas.

Foto: Falando em pistas, uma fila de 917 para fazer sonhar os amantes da velocidade...


Foto: Dois superesportivos, o Carrera GT (2003) e o 911 GT1 na versão de rua (1997).


Foto: Curiosidades... um Porsche sedã, o protótipo C88 (1994), e um jipe, o Typ 597 “Jagdwagen” (1956).


Na próxima parte deste artigo comemorativo, vamos mostrar as miniaturas da lojinha do Museu da Porsche.

Fotos: blog Miniautos Brasil.

domingo, 27 de junho de 2010

Hot Wheels em Porto Alegre

A Mattel do Brasil anunciou a realização da 3ª Convenção de Colecionadores Hot Wheels. O evento será no dia 14 de agosto em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Isso mesmo, os carrinhos vão estacionar no Sul do país! Por enquanto a Mattel não revela mais informações, mas é bom ir se preparando para novidades...
Imagem do logo: Mattel do Brasil.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Chery Cielo em miniatura

A montadora chinesa Chery chegou oficialmente este ano ao Brasil e já está seguindo alguns exemplos das rivais. Um deles é usar miniaturas para reforçar a divulgação de seus lançamentos. Claro que a origem da marca ajuda muito, já que a China é hoje a grande produtora mundial de veículos em escala reduzida. Na apresentação do modelo Cielo, a Chery deu como brinde para os jornalistas uma mini 1/43 do do modelo sedã, que você pode ver nas fotos de abertura deste post.

Como as fotos mostram, o único problema é que a miniatura não é totalmente fiel ao modelo vendido no Brasil. Isso porque ela representa a versão vendida na China, que se chama A3, e, obviamente, tem o nome da marca escrito no idioma local. Além disso, por questões de legislação, as lentes da lanterna do carro vendido no mercado brasileiro têm uma parte branca, enquanto no modelinho elas são totalmente vermelhas. A caixa também foi "adaptada" com a colocação de um adesivo escrito Chery Cielo na tampa transparente.
Abaixo a foto do Cielo sedã, de verdade, que é vendido no país:

Como estamos falando do Chery Cielo/A3, vale lembrar que a fabricante chinesa A&P Model produz uma versão 1/18 do carro, com direito a partes móveis, como as portas, a tampa do porta-malas e o capô do motor (foto abaixo).

Fotos do Cielo/A3 1/43: Diego Ortiz / revista Barra Motor
Foto do Cielo e do A3 1/18: Divulgação

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sem palavras... Bugatti Veyron Diamond Edition

O hobby de colecionar miniaturas imita a vida e é natural pensar que cada um tem seu limite. Assim, é sempre difícil escrever que uma miniatura é proibitiva pelo seu valor ou por ter uma produção muito limitada. Afinal, cada colecionador tem seu limite e o que é de difícil acesso ou caro para um, pode ser fácil e barato para outro. Contudo, a miniatura da foto acima e abaixo parece ser uma das poucas que podemos "classificar" quase com a certeza de que não vamos errar: ela é realmente para pouquíssimos... Trata-se do Bugatti Veyron Diamond Edition.

O modelinho é produzido em conjunto pelas empresas de design Robert Gulpen, de Munique (Alemanha), e Stuart Hughes, de Liverpool (Inglaterra), ambas especializadas em presentes de superluxo para donos de contas milionárias. O resultado é uma réplica 1/18 de um Bugatti Veyron com tiragem de apenas três unidades.


Neste caso, porém, a edição limitadíssima não é o principal motivo de sua exclusividade... nem o acabamento caprichado e com o requinte de ter várias partes móveis. O grande "destaque" são os materiais usados.

O Bugatti Veyron Diamond Edition é todo feito em ouro e platina e ainda é cravejado com 72 diamantes, somando um total de sete quilos de pura sedução e ostentação. O preço da unidade: 2 milhões de libras ou algo como R$ 5,26 milhões (valor maior do que o prêmio da mega-sena desta semana).

Mais é importante lembrar que, por este valor, você ainda leva uma vitrine de vidro e uma caixa de alumínio para proteger a mini e, também, um certificado de autenticidade e documentação fotográfica da produção do modelinho, que, segundo os fabricantes, exige dois meses de trabalho para ser confeccionado. Agora, basta apenas ter saldo na conta bancária...


Fotos: Stuart Hughes.


terça-feira, 8 de junho de 2010

Novidades na boléia

A MAN Latin America vai lançar em breve no país novas miniaturas de seus caminhões Volkswagen. São três modelos desenvolvidos pela marca alemã Schuco e que serão vendidos na rede de concessionários da empresa no Brasil.

Dois deles são na escala 1/43: o VW 15.180 e o VW 24.250. Eles serão vendidos, segundo a MAN, por R$ 69,87 e R$ 73,54, respectivamente. Os modelinhos possuem uma "cobertura" que pode ser encaixada na caçamba, transformando as minis de versão "carga seca" em baú. As duas novas réplicas se juntam as outras duas na mesma escala já oferecidas nas lojas da empresa: os modelos VW 19.320 Titan Tractor e VW 25.370 Tractor.

A maior (ou menor!!) novidade da MAN, porém, é o lançamento de uma miniatura na escala 1/87, também conhecida como HO. O caminhão que dá início a esta nova linha é um VW 19.320 Titan Tractor (Constellation), que terá preço sugerido de R$ 33,55.

Segundo a área de marketing da MAN Latina America, foram necessários nove meses para desenvolver as novas miniaturas. Com as novidades, a montadora mantém a tradição, iniciada em 2001, de fazer réplicas reduzidas de seus caminhões e ônibus nacionais.


Fotos: Divulgação.