O moderno Museu da Porsche, que foi inaugurado no início de 2009, é um paraíso para os amantes dos carros da marca. Na verdade, ele retrata mesmo o período anterior ao surgimento da empresa. Mostra o caminho seguido pelo gênio Ferdinand Porsche até criar a marca com seu sobrenome, com isso é possível ver em exposição carros criados por ele para a Austro-Daimler, a Mercedes, a Cisitalia e, é claro, o Fusca, da Volkswagen. Alguns exemplos na foto da primeira grande parte da exposição, logo abaixo.
A riqueza de carros expostos é de tirar o fôlego, mas a Porsche não usa muito o recurso de expor miniaturas para ajudar a contar sua história. Contudo, quando uso, faz bem... Elas aparecem, basicamente, em dois momentos. O primeiro é na vitrine que enaltece o design da silhueta como uma das fortes características da Porsche, tanto a família quanto a marca. Assim, três modelos em escala reduzida (foto abaixo) mostram a evolução, e consistência, do design da empresa representando o estilo de Ferdinand Porsche, de seu filho Ferry Porsche e de seu neto Ferdinand Alexander.
Depois, para a alegria de todos nós, uma grande vitrine mostra, por meio de miniaturas de ferro, lata e plástico, entre outros, alguns dos mais marcantes veículos da Porsche. Veja a seguir alguns dos carrinhos expostos.
Para terminar este primeiro post, um breve exemplo da diversidade de carros, de verdade, exibidos no Museu da Porsche. No total, são mais de 80 em exibição!
Foto: Dois superesportivos, o Carrera GT (2003) e o 911 GT1 na versão de rua (1997).
Na próxima parte deste artigo comemorativo, vamos mostrar as miniaturas da lojinha do Museu da Porsche.
Fotos: blog Miniautos Brasil.