quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

As estações do ano segundo a Smart

O diminuto Smart Fortwo é um dos integrantes do atual trio ternura das ruas e estradas brasileiras, que também inclui o BMW Mini e o Fiat 500. Por onde ele passa chama logo muita atenção. O modelo "estacionado" dentro da FNAC do shopping Morumbi, em São Paulo, é um exemplo. Sempre há algum curioso parado babando pelo carrinho ou, no caso dos menos envergonhados, experimentando o seu interior. Foi uma dificuldade tirar a foto abaixo sem ninguém aparecer de carona...
O mesmo encanto provocado pelos modelos reais aparece nas miniaturas do Smart, principalmente nas réplicas produzidas oficialmente para a marca, como os modelinhos 1/87 feitos pela Busch e os 1/43 fabricados pela Minichamps. Contudo, como a gama de carros da marca é mínima, os fabricantes de miniaturas têm que ter criatividade para cativar os colecionadores e é exatamente isso que fez a Busch. A marca alemã lançou, como coleção oficial da Smart, uma série limitada de pequenos dioramas com réplicas 1/87 do Fortwo e do Fortwo Cabrio. São quatro dioramas diferentes e cada um deles tem como tema uma estação do ano. Se as miniaturas da Busch já são ricas em detalhes, o diorama é impressionante. Na foto de abertura deste post e na abaixo mostramos a réplica da cena que homenageia a primavera.
A miniatura só ressalta a sedução do Smart de verdade, que já teve 924 unidades vendidas no país desde que foi lançado por aqui em abril, mesmo custando a partir de R$ 57.900.


Fotos: blog Miniautos Brasil e divulgação Smart.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Carros nacionais nas bancas

Nada melhor do que terminar 2009 e começar acelerando 2010 com a confirmação de uma boa notícia. Já faz alguns meses que estão rodando por sites e leilões na internet fotos de miniaturas de veículos nacionais até então inéditos em escala reduzida em metal. Para quem já viu as fotos e está aguardando para ver os carrinhos ou ainda duvida da existência deles, a espera está próxima de acabar. Eles serão lançados no início do ano em uma promoção/coleção do jornal Extra, do Rio de Janeiro. São modelinhos produzidos na China com sistema de fricção e comprimento padronizado, cerca de 10 cm. Ou seja: não há uma escala determinada, assim, por exemplo, as minis da Brasília e da Veraneio têm praticamente o mesmo tamanho...
Para os puristas estas informações podem ser chocantes e desanimadoras, mas vamos repetir: são minis da Brasília e da Veraneio... E também do Puma conversível, do Ford Galaxie, do Dodge Dart, do DKW Belcar, das antigas picapes Ford e Chevrolet, entre outros. Um sonho para os colecionadores que sempre quiseram e nunca tiveram oferta de réplicas de veículos nacionais, que são parte de nossa história. Se a qualidade não é o forte, o apelo do ineditismo é muito maior. Tanto que alguns modelos que “vazaram” da fábrica chinesa ganharam os leilões do Ebay e do Mercado Livre e estão sendo disputados com lances generosos.

Nós já estamos separando um espaço na estante... Feliz 2010!!


Fotos: José Rodrigo Octavio.

Boa ação

O Natal já passou, mas ainda dá tempo de levar uma miniatura para casa e, ao mesmo tempo, fazer uma boa ação. A Unicef está vendendo algumas minis de veículos que, assim como os outros produtos com a sua marca, têm a renda arrecadada destinada aos projetos apoiados pela entidade no Brasil. É verdade que algumas estão mais para brinquedos do que para réplicas reduzidas, como o Mitsubishi Pajero (foto), na escala 1/60 e com sistema de fricção, e o caminhão Volvo, na escala 1/50. Para quem quer uma miniatura de melhor nível, há um Land Rover na escala 1/18. O interessante é que todos são pintados e usam logos como os verdadeiros veículos de apoio da Unicef.

Para quem ficou interessado, as miniaturas, além de outros produtos, podem ser compradas nos quiosques da Unicef instalados em alguns shoppings ou diretamente pela loja virtual da entidade:
www.lojaunicef.org.br

Foto: blog Miniautos Brasil.

Engarrafamento online

As demandas de adesão ao recém-lançado Red Line Club Brasil (veja post anterior) foram tantas que a Mattel do Brasil suspendeu temporariamente as operações da página online de inscrição ao clube. Segundo comunicado, colocado na página destinada ao Red Line Club no site oficial da Hot Wheels Brasil, a empresa diz estar trabalhando para regularizar o serviço e que em breve o RLC Brasil voltará a operar. Também afirma que todos os pedidos pagos até o dia 22/12/2009 serão processados e enviados a partir de 04/01/2010.
Mais um sinal da força do mercado brasileiro de modelos 1/64...

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Rodinhas vermelhas...

Já está no ar a página do Red Line Club Brasil, um marco para os colecionadores de miniaturas do país. Afinal, é a primeira vez que o americano Red Line Club, da Hot Wheels, ganha uma "filial". É uma redenção para todos os colecionadores brasileiros que durante anos tentaram comprar os modelos exclusivos do Red Line Club (RLC) e não puderam por não terem um endereço nos Estados Unidos, uma exigência para finalizar a compra de minis no site do clube da Hot Wheels.

Os sócios do clube têm direito a comprar miniaturas 1/64 exclusivas, vendidas apenas online. Segundo a Mattel do Brasil, inicialmente, no Red Line Club Brasil serão oferecidos modelinhos da linha 2009 do RLC americano e alguns vendidos no site HWCollectors. Em 2010, estarão disponíveis todos os produtos do RLC e do HWCollectors dos EUA. Para garantir a exclusividade dos carrinhos oferecidos, e, é claro, coibir o comércio paralelo, a venda de cada mini será limitada a duas unidades por sócio. Resta saber com que preços os modelos vão chegar para os sócios brasileiros.

Para ser sócio é preciso pagar uma anuidade de R$ 49,99. Com a inscrição, ganha-se um kit com um modelinho sELECTIONs Bone Shaker 2007, uma camiseta exclusiva do clube e uma carteirinha de identificação. Para obter mais informações e também se inscrever no RLC Brasil basta acessar o endereço eletrônico http://www.colecionadoreshw.com.br/rlc_Default.aspx.

Sem dúvida, um fato importante mesmo para quem não coleciona miniaturas 1/64 e uma boa iniciativa da Mattel do Brasil.

Foto: blog Miniautos Brasil.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A "gaiola" italiana.

Em 1959, a italiana Maserati iniciou a produção de um carro que se tornaria um dos mitos das pistas da década de 1960: o "Birdcage" ("Gaiola", em inglês). Na verdade, "Birdcage" foi o apelido que marcou a série total de 16 veículos, produzidos até 1961, que teve cinco versões diferentes, nomeadas como Tipo 60, 61, 63, 64 e 65. O apelido teve origem no complexo chassi tubular desenvolvido pelo engenheiro Giulio Alfieri para estes modelos de competição. É exatamente uma réplica desta lenda das pistas que a Minichamps está lançando na escala 1/18. Trata-se do Tipo 61 que venceu o GP Los Angeles Times, em Riverside, em 1960, pilotado por Bill Krause. Uma maravilha que tem 242 peças e várias partes móveis.

Não é a primeira réplica de um "Birdcage", na verdade existem muitas, feitas por diferentes fabricantes, mas é sempre bom ver chegar ao mercado uma miniatura deste nível e de um carro tão belo.
Para informação, por exemplo, o mesmo modelo do GP Los Angeles Times já foi reproduzido, na escala 1/43, por marcas como a Midlantic, a Progetto K e a Prevost.
Fotos: Minichamps.