quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SP2 será o único carro nacional na mainline da Hot Wheels em 2010

No mês passado, a Mattel anunciou que teria duas minis de carros nacionais em sua mainline 2010 da marca Hot Wheels. Revelou até que um dos modelos seria o Volkswagen SP2, mas guardou o nome do outro para depois. Agora, em comunicado oficial, a empresa afirma que, por dificuldades de aprovação de licenciamento com a montadora "dona" do segundo carro, não mais terá dois modelos nacionais na mainline no ano que vem. É uma pena, mas, de qualquer maneira, pela primeira vez na história, um automóvel brasileiro será reduzido para integrar a mainline da Hot Wheels. Uma honra que o SP2 merece. O modelinho 1/64 deverá chamar ainda mais atenção de todo o mundo para este raro carro nacional dos anos 1970.

Não haverá uma segunda novidade na mainline 1/64 de 2010, mas isso não quer dizer que estão esgotadas as chances de um outro carro brasileiro virar miniatura com a marca Hot Wheels. É sempre bom ficar de olho no que pode surgir na escala 1/18...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O novo Fiat 500 em miniatura

A Fiat lançou oficialmente o seu novo modelo 500, no Brasil, na semana passada. O carro é uma releitura moderna do antigo Cinquecento ("Quinhentos", em italiano), tanto que foi apresentado mundialmente em julho de 2007, exatamente 50 anos depois do carro original. A demora da chegada do novo 500 ao país se deve ao fato da grande demanda do veículo na Europa. O carrinho é uma febre por lá e a fábrica polonesa, onde ele é produzido, não tem dado conta da demanda. Tanto que, em apenas dois anos, já foram vendidas mais de 400 mil unidades do carro. De carona na paixão provocada pelo automóvel real, rapidamente surgiram versões em miniaturas, como pode ser visto na foto abaixo.


Atualmente, há réplicas do novo Fiat 500 em diferentes escalas, produzidas por diversos fabricantes, como BBR, Norev, Solido, Spark, Schuco... Contudo, são as marcas Mondo Motors e Motorama que têm seus modelos comercializados oficialmente com destaque pela Fiat em suas lojas na Europa e também têm servido de brinde da montadora em eventos. Os modelos das duas empresas apresentam boa qualidade e, o mais importante, preservam todo o charme do carro real. Abaixo alguns exemplos na escala 1/43:

Foto: A mini do 500, da Mondo Motors, dada pela Fiat no evento mundial de lançamento do carro em 2007 na Itália.

Foto: A versão conversível, batizada de 500C, feita pela Motorama.

Foto: A esportiva versão Abarth da Motorama. Há detalhes exclusivos até mesmo nas rodas.
Foto: O trio de modelinhos 1/43.

As minis acima seduzem como o Fiat 500 real, que chega ao país equipado com motor 1.4 16V de 100 cv de potência e duas opções de câmbio: manual de seis marchas e Dualogic automático com modo manual seqüencial de cinco velocidades. Para concluir, uma foto do automóvel.



Fotos das minis e da abertura do blog Miniautos Brasil (a foto do carro é de divulgação Fiat).