Está nascendo na França uma nova marca de miniaturas artesanais: a Chromes. Ela é resultado da parceria entre dois dos principais nomes do mundo das minis do país, Yves Evrat e Ilario Chiera, e se dedicará a fazer réplicas na escala 1/43 de automóveis lançados de 1930 a 1960. A primeira mini é nada menos que um Bugatti 57 Stelvio com carroceria Gangloff, de 1938. Na verdade, ela dará origem a dois modelos, graças a história real do carro que foi reproduzido. Abaixo, fotos do protótipo.
Por décadas, o Bugatti em questão foi considerado o de número de registro 57740. Mas, em 1963, ele foi reavaliado como sendo o carro de registro 57450, de cor preta. Depois de algum tempo seu dono o restaurou e o pintou em dois tons de verde. Em 2003, a "American Registry Bugatti" o identificou novamente como sendo o modelo de registro 57740. Dois anos depois, o carro foi vendido e seu novo proprietário decidiu por restaurá-lo completamente, mudando a cor para branco e lilás. Na época, outra reavaliação afirmou que se trata do Bugatti de registro 57450, mas até hoje muitos o consideram o número 57740.
Um Bugatti é sempre um Bugatti, mas a história deste modelo o torna ainda mais especial. Por isso, a Chromes decidiu lançar duas versões da miniatura representando dois momentos de sua trajetória: o carro com a pintura em dois tons de verde (da restauração dos anos 1960) e o branco e lilás (após a última restauração). Melhor começo impossível...
